O Yoga Materno não nasceu de uma hora para outra. Foram anos de dedicação, estudos e práticas que deram a luz a este projeto que vai além de um método de Yoga para gestantes.
Este é um projeto pensado com muito carinho e que, assim como nós, está em constante desenvolvimento.
Conheça um pouquinho a mãe do Yoga Materno 🙂
Tudo começa em 1993, eu era triathleta e buscava o corpo mais forte, rápido e resistente, até que descobri um câncer de tireoide. Por que eu? Atleta, saudável e jovem com câncer, por que? Eu não me conformei, leonina, sabe como é né?
Recorri ao Yoga e comecei a tratar meu corpo, que vivia lesionado, com mais respeito e carinho. Nem de longe eu tinha o perfil de uma praticante de Yoga, mas aprendi que a tal da “não violência” traz benefícios para o corpo, alma e espírito. Entendi que Yoga é muito mais que exercício, muito mais que performance corporal, muito mais que estética e aparência. Yoga também é filosofia. E foi isso que mudou radicalmente minha cabeça e minha vida.
Passei 18 meses praticando Yoga com foco no Vishuddha chakra (região do corpo que está a tireóide), o resultado surpreendeu a mim e aos médicos. Meu corpo criou uma capa de gordura em volta do câncer e a cirurgia não foi tão invasiva. Preservei um terço da minha tireóide que, graças ao Yoga, funciona a pleno vapor sem uso de remédios.
Essa foto ao lado sou eu e minha filha praticando Yoga. Infelizmente, quando ela nasceu eu não conhecia o Yoga, tão pouco o Yoga Materno existia. Hoje, através do Yoga Materno eu ensino e faço pelas gestantes o que eu gostaria que tivessem feito por mim. No mais, sinto que as transformações que vivi me tornaram uma mãe mais presente, mais consciente e com mais paciência. A isso sou muito grata!
Todo trabalho de qualquer natureza, seja de educação e terapia necessita de consentimento. Toda relação de amor, amizade, íntima necessita de consentimento. Consentir significa estar de acordo, concordar, aceitar, é dizer sim. Desta maneira encontramos relações sociais, pessoais, econômicas, trabalho, enfim, tudo que podemos fazer em grupo de forma pacífica. A Paz está no consentimento? Sim!
Consentimento é, portanto, o comum acordo.
– Veridiana Noronha Vaccarelli
– Francine Fernandes
– Daniela Morais
– Ju Barranco
– Carol Pegoraro
– Malu Sperancini
– Adriana Andreoli
– Marilia Barcála
– Rita
– Surya Ceqvida
FEF promove o I Seminário de Yoga na UNICAMP visando o intercâmbio de conhecimento sobre a cultura e a filosofia de Yoga, e convida os praticantes yogues e toda sua comunidade em Campinas que produz conhecimento na área. O evento vai apresentar várias vertentes do Yoga representados pelos professores da região metropolitana e convidados especiais como Thiago Leão do Instituto Hermógenes, Monja Coen Roshi da Tradição Soto Zen budista, Danilo Forghieri Santaella da USP e Regina Célia Spadari da UNIFESP/BS.
O Yoga é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2016 e no Brasil passou a compor a terapia integrada do SUS a partir de 2017. É um momento propício para a realização deste seminário.